O Simon oferece uma forma de automação orquestrada, de ponta a ponta, atuando de modo inteligente e orientada a dados, métricas e eventos, com uma combinação eficaz de operação de infraestrutura, aplicações e serviços de negócios para realizar a automação por aprendizado de máquina. Tal forma é denominada de hiperautomação. Desta forma o processo de RPA (Robot Process Automation) é apenas um subconjunto das principais tecnologias usadas para dar suporte à hiperautomação.
Utilizando de processos de automação inteligentes que potencializam o ser humano, o Simon habilita a automação de processos baseando-se na centralização dos seus dados para permitir a geração de informações assertivas classificadas através de inteligência artificial o que possibilita a executar ações inteligentes, suportados por aprendizado contínuo.
A Inteligência Artificial do Simon aprende com o tempo o comportamento de milhares de possibilidades de um incidente ser resolvido com um determinado Insight, desta forma poderá permitir que o Simon realize as correções automaticamente.